domingo, 8 de julho de 2012

Frustrações



Frustrações[1]


Todos temos, desde a infância, inclinações e pendores, aspirações e sonhos que indicam vocação provável. Provável, não certa. Os espíritos privilegiados, apesar da pouca idade, têm ideais profundos, largos, fortes, consoantes com a grandeza da sua capacidade e destinação. Os que nasceram, porém, para humildes destinos alimentam aspirações modestas, sonhos acanhados.
            Não fugindo à regra, também tive aspirações e anseios delimitados pela pequenez da minha personalidade. Aos dez anos, desejando o sacerdócio, - veleidade de criança? Influência de pessoas da família? – ingressei no mosteiro beneditino de Olinda, sob os cuidados de dom Pedro Roeser e de Dom Gregório Saupp, respectivamente, abade e prior da comunidade. Desfeitas as possibilidades de continuar na escola de oblatos, em face dos acontecimentos finais da primeira grande guerra, passava-me, em princípios de 1919, para a Escola Agrícola São Sebastião, em Jaboatão, àquele tempo, dirigida pelo Vicente Priante, ao depois, bispo de Corumbá, e por outros salesianos. Ainda desta feita invalidaram-se-me as tentativas para alcançar o sacerdócio religioso, aliás, por tola desinteligência surgida com uma carta de minha mãe ao Padre Diretor. Imediatamente deixei a Escola Agrícola “a fim de que não saísse mais tarde com a consciência perturbada”, como me aconselhou o próprio Pe. Priante.
            Insistindo contra a correnteza do destino, em março de 1922, levado pela mão bondosa de Dom Antônio dos Santos Cabral, removido de Natal para Belo Horizonte, vi-me seminarista da arquidiocese de S. Paulo, entregue aos zelos dos cônegos regulares Premonstratenses, no seminário menor de Pirapora, junto ao Senhor Bom Jesus, sete léguas de distância da Capital paulopolitana. Ali acalentei as modestíssimas aspirações da minha juventude: primeira, ser congregado mariano; e o fui com grande gáudio, ainda que indigno. A segunda; ser sacristão do seminário. Teria algumas pequenas regalias, como: levantar às 4:30, (meia hora antes da comunidade), - sempre gostei de ver nascer o dia; - lidar com as alfaias, vasos sagrados e paramentos, bebericar resto de vinho das galhetas... Esse desejo dilui-se de chofre com a designação do meu colega de turma, Mário Viana, enquanto eu era nomeado fiscal dos menores, cargo de muita confiança. E também fui chantre, dada a suficiência da minha voz e meu grande amor pelo canto gregoriano.
            Já no Seminário Provincial de São Paulo, sabiamente dirigido por Padre Alberto Teixeira Pequeno, e por outros professores, padres seculares, durante o curso trienal de filosofia, aspirei com ardor dirigir a Schola Cantorum do seminário. Aqui é bem evocar o nome do nosso velho Maestro Fúrio Franceschini, uma das grandes culturas musicais da época, Malograda quimera... Antes de terminar o ano de 1928, com grossas lágrimas nos olhos, deixava de vez a batina e com ela os sonhos dez anos vividos na persecução do sacerdócio, para o que me não destinara Deus. Ainda desta última vez, fi-lo com iniciativa alheia, ou seja, a conselho do padre espiritual do seminário, Paulo de Tarso Campos, hoje venerando arcebispo resignatário de Campinas. Ele achava que com meu gênio impulsivo, invés de aproximar de mim os meus futuros paroquianos, afastá-los-ia. Assim, seria contraproducente meu apostolado... Certo de que “quem obedece não erra”, vinte dias depois de ouvir tão grave conselho, com a anuência e plena aprovação do Reitor, Pe. Pequeno, deixei o seminário de S. Paulo.
            Desejos, aspirações, esperanças carinhosamente alimentadas de um dia vir a ser sacerdote, tiveram pronto fim, diante da nova orientação que tive que dar à minha vida. Então, enveredei por outros caminhos muito diversos ao longo dos quais as garras do destino me vêm arrastando até hoje, e que palmilho de bom ou mau grado, inter angustias...
            Entrado na velhice, chego a ter a impressão de ainda ser aquele seminarista pobre de antanho, rude e acanhado, tantos e tão profundos foram os sulcos abertos n’alma, ao tempo feliz do seminário, que nunca me foi possível desmanchá-los inteiramente.
            Ninguém sabe para o que nasceu. Muitos ideais da mocidade jamais se concretizam. Poucas vezes realiza-se o homem. Outras muitas não o consegue. E torna-se o homenzinho um frustrado... Ah! As minhas frustrações...
            Dolorosa seqüência de ilusões perdidas, revividas em vaporosas cismas que diante dos meus olhos empanados passam vagarosamente em procissão dolente... Reminiscências que embalsamam as chagas da velhice. Apiede-se Deus dos que tomaram caminho errado e terão que palmilhá-lo... Até o fim!
Maio de 1969


[1] Últimas Crônicas, 1970

Nenhum comentário: